Connect with us

Economia

Ministro Victor Fernandes promete apoio às indústrias que enfrentam dificuldades

Manuel Camalata

Published

on

O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, visitou nesta sexta-feira, 16, cinco unidades fabris, nos municípios de Viana e de Cacuaco, durante a qual prometeu apoio institucional para dar vitalidade à industria nacional. Três das fábricas visitadas são do sector alimentar e duas de material de higiene.

O objectivo da visita de campo do ministro Victor Fernandes, foi de constatar a capacidade de funcionamento das referidas fábricas e conferir o seu grau de oferta de produtos para o mercado nacional.

A primeira fábrica a receber a comitiva do Mindcom foi a empresa Mayombe Angostar, na Zona Industrial de Viana. A referida unidade dedica-se a fabricação de café instantaneo, bem como a montagem de fogões.

Ja no distrito do Zango a comitiva visitou uma cooperativa que produz material de higiene, a partir de material reciclado, uma iniciativa de uma comunidade local.

O ministro Victor Fernandes considerou a iniciativa que “nos deixou muito satisfeitos”, razão pela qual prometeu ajudar para torna-la “numa iniciativa empresarial”, com formação técnica para melhor gestão, com apoio que ja estao previstos, para este tipo de economia que é chamada de economia circular, baseado em resíduo sólidos. O governante garantiu advogar junto do Ministério da Economia e Planeamento e do INAPEM, para a efectivação do apoio institucionalizado.

Da fábrica situada no pólo industrial de Viana o ministro recebeu reclamação das restrições no fornecimento da energia energia eléctrica à zona. À imprensa, Victor Fernandes prometeu apoio institucional advogando junto do Ministério da Energia e Água para que o problema da Água e da electricidade na zona industrial de Viana seja ultrapassada a breve trecho. “Ainda temos desafios no plano industrial de Viana. Não é o único que lá temos, temos também desafios a nível do fornecimento da água”, disse, garantindo que o Executivo tem um plano de desenvolvimento industrial, recentemente aprovado, através do qual se prevê a requalificação dos Polos de Desenvolvimento industriais, que Segundo fez saber, poderá resolver as preocupações.

Victor Fernandes reconheceu, no entanto, o empenho do sector privado em Angola, tendo dito que “a nossa indústria, apesar dos condicionalismo que temos, continua com grande pujança e é com muita satisfação que verificamos que existe uma resiliência muito grande por parte dos nossos industriais em continuar a oferecer ao nosso povo a qualidade dos nossos produtos com muita resiliência, repito, que têm produzido”, disse.

Já em Cacuaco foram visitadas as fábricas Carnes Valinho e Biagio ambas do ramo de alimentação. A primeira, Carnes Valinho tem uma produção de dez mil toneladas de enchidos diversos, por ano, com uma força de trabalho de cerca de 20 trabalhadores. O seu investimento é de setecentos milhões de Kwanzas.

Outra empresa do segmento alimentício a ser visitada pelo ministro Victor Fernandes é a Biagio, uma unidade especializada na produção de mais de 120 diferentes produtos auxiliares para aplicação em padarias, pastelarias e geladarias.

A referida empresa emprega, actualmente, 78 funcionários e tem o seu investimento avaliado em mais de 135 milhões de Kwanzas, envolvendo nos seus processos produtivos mais de oitenta porcento do volume de matéria-prima de produção nacional, como o ovos, o açúcar, entre outros.

A ultima unidade fabril que recebeu a visita guiada da equipa do Ministério da Indústria e Comércio foi a fábrica Joia Fefe, no município de Cacuaco e que emprega 236 trabalhadores e conta com um investimento global de 12 milhões de dólares, dedicando-se à produção de fraldas, papel higiénico e outros produtos deste segmento.

A comitiva do ministério da industria e comercio esteve integrada pelos Secretário de Estado para a Industria, e para o Comércio, ainda os directores nacionais do Comércio Interno e do Comércio Externo, e da ANIESA.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (24)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (19)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD