Connect with us

Mundo

Ministro russo dos Negócios estrangeiros em visita oficial no Congo Brazzaville

Published

on

O chefe da diplomatia russa, Serguei Lavrov, chegou neste domingo, 24 de Julho no norte do Congo Brazzaville onde se avistou com o presidente Sassou Nguesso. Esta é a segunda etapa da sua digressão no continente africano.

Depois da sua visita ao Cairo cujo objectivo era tranquilizar o governo egípcio quanto aos riscos de insegurança alimentar numa altura em que o seu país acaba na sexta-feira de assinar com Kiev um acordo sobre a exportação dos cereais ucranianos, o governante russo prossegue a sua digressão em África, no Congo, onde permanece durante 48 horas.

Neste domingo, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, chegou a Oyo, no norte do Congo Brazzaville. Segundo informações divulgadas por Brazzaville, Serguei Lavrov tinha em agenda um encontro esta manhã com o presidente Denis Sassou Nguessou.

Uma visita que reveste um carácter especial em plena guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Desde do início do conflito, o Congo, que sempre manteve boas relações diplomáticas com Moscovo desde 1964, afirmou a sua “neutralidade”, apelando à uma resolução pacífica do conflito através de um diálogo entre os dois países.

Numa entrevista ao jornal de Brazzaville, o chefe da diplomacia da Rússia considerou que “hoje, os estados africanos têm um papel cada vez mais importante na política e na economia internacional. Eles trazem de uma manera enérgica a sua contribuição para resolver os principais problemas actuais”.

Depois da sua passagem no Congo, Serguei Lavrov vai prosseguir na Etiópia a sua digressão africana cuja última etapa vai decorrer no Uganda.