Connect with us

Politica

Ministro Manuel Homem felicita Angop por mais um ano de existência

António Sacuvaia

Published

on

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Manuel Homem, felicitou a agência noticiosa Angop pelo seu 45º aniversário, que se comemora nesta sexta-feira, 30.

Em seu nome e dos funcionários do ministério, em mensagem endereçada ao Conselho de Administração da acima referida empresa, Manuel Homem destaca o papel da Angop no Sistema Nacional de Informação, assim como na projecção externa da imagem do país.

O governante refere, na mensagem chegada hoje à redacção do Correio da Kianda, que este aniversário simboliza a data em que, há 45 anos, a Angop lançou o seu primeiro despacho telegráfico, pelo que  reitera, lê-se no documento, “o propósito do Executivo de continuar a apoiá-la no seu processo de desenvolvimento integral, nos capítulos humano, editorial e tecnológico, em homenagem à garantia de uma informação plural, independente, rigorosa, isenta e responsável”.

Na sua mensagem, para além de felicitar o governante, saúda e encoraja o colectivo dos trabalhadores da agência, na sua nobre missão de recolha, tratamento e divulgação de informação, de uma forma isenta, plural e credível.

Criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP), os trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico, em que a sigla “ANAP” deu lugar à sigla ANGOP, no âmbito da efectivação da sua vocação de agência de notícias.

A Angop foi, a dois de Fevereiro de 1978, transformada em órgão Estatal, através de um decreto presidencial.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (17)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD