Connect with us

Bastidores

Ministro exonerado “pondera não comparecer” na passagem de pasta

O Presidente João Lourenço, exonerou nesta quinta-feira, o Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, substituído no cargo pelo académico Filipe Zau.

Published

on

Depois de ser exonerado do cargo, e ter sido notificado 2 horas antes do comunica chegar as redacções, Jomo Francisco Isabel de Carvalho Fortunato, pondera não comparecer a cerimonia de passagem de pastas que deverá ocorrer nos próximos dias, confidenciou a este jornal uma fonte próximo ao agora ex-ministro da Cultura, Turismo e Ambiente.

O também jornalista da área cultural e professor universitário, que foi informado da sua exoneração pelos Serviços de apoio do Presidente da Republica, quando este se encontrava a caminho do Aeroporto 4 de Fevereiro, com destino  para  Escócia, Reino Unido, a fim de participar na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), manifesta em círculos privado, frustração e descontentamento, chegando mesmo a ponderar fazer passagem de pasta para seu sucessor.

Desde as primeiras exoneracões, nestes quatro anos de mandato do Presidente João Lourenço, que os relatos de afastamento de cargos sem aviso prévio, vem se tornando hábito.

Em 2019, uma das figuras exonerada nas mesmas circunstâncias, por João Lourenço, é a então Ministra da Acção Social, Victória Francisco Correia da Conceição, uma exoneração que terá também terá culminado com uma depressão, e consequentemente numa tentativa de suicídio, fazendo, recurso a uma arma de fogo.