Sociedade
Ministro do Interior promete “dias melhores” na emissão de passaportes em Luanda e Huambo
A segurança pública domina a visita de trabalho do ministro do Interior a província do Bié. O titular daquele departamento ministerial esclareceu que os efectivos do SIC e do CISP estão equipados para continuar a monitorar e realizar acções policiais e de investigação criminal que se impõe.
Manuel Homem, que respondia a perguntas de jornalistas, disse que em breve, terá o Centro de personalização de passaportes no Huambo, no âmbito do processo de modernização, que poderá atender a demanda naquela região do país, deixando de percorrer longa distância à capital angolana.
O governante garantiu que com a nova solução em fase conclusiva, aquele órgão terá maior capacidade de entrega de passaportes, quer em Luanda e no Huambo, com uma média de 5 mil documentos por semana no centro de personalização do Huambo.
O ministro do Interior reconhece os transtornos que a modernização estará a criar ao cidadão, mas garante que as mudanças em curso inicialmente parecem difíceis, mas estão a ser projectadas para beneficiar o cidadão, como realizar agendamento e serviços online sem interferência ou intermediário.
Na ocasião, a governadora daquela região do país, Celeste Adolfo, mostrou-se satisfeita com a entrega dos meios pelo ministro do Interior, e pediu uso racional dos equipamentos.
Manuel Homem trabalha na província do Bié, no seguimento da deslocação que efectuou a província do Huambo.