Connect with us

Economia

Ministro Diamantino Azevedo convida empresários de Dubai a lapidar diamantes em Angola

Published

on

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, convidou, nesta terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, os empresários da emblemática cidade de Dubai a investir no ramo da lapidação de Diamantes em Angola.

Dirigindo a uma sala cheia, com mais de uma centena de empresários de distintas nacionalidades, quando intervinha no Fórum que visou apresentar aos industriais do corte e polimento de diamantes o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, o Ministro Diamantino Azevedo fez um apelo, aos empresários daquele país árabes no sentido de olharem para Angola como um país de várias oportunidades de negócios no sector diamantífero.

“Pedimos que montem fábricas em Angola e contribuam para a melhoria da qualidade de vida no nosso e vossos respectivos países, num espírito de “win-wim”, disse.

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás explicou ainda que “tão logo estejam preenchidas as vagas no Pólo de Saurimo, será construído um outro Pólo na Lunda Norte”, razão pela qual a província se fez representar no Fórum pelo seu governador Ernesto Muangala.

“O nosso desejo é que Angola participe cada vez mais no segmento da indústria de lapidação de diamantes”, asseverou, acrescentando que se busca o estatuto de Zona Franca para o Pólo de Lapidação de Saurimo.

O governante assegurou ainda que a aproximação de mais um ciclo eleitoral jamais se constituiria em elemento inibidor aos investidores, pois “o pais é políticamente estável e já conta 20 anos de paz efectiva”.

Das presenças angolanas no Fórum destacam-se o Governador da Lunda Norte, vice-Governador da Lunda Sul Evanerson Kaputo, o jurista Carlos Feijó, o PCA da Sodiam, Eugênio Bravo da Rosa, e gestores da Endiama.

O Presidente da Federação Mundial de Bolsas de Diamantes também esteve entre os convidados.

Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, ainda no Dubai, o Ministro Diamantino Azevedo vai discursar na Conferência da Federação Mundial de Bolsas de Diamantes.

Diamantino Azevedo reiterou ontem, na Conferência de Diamantes de Dubai, a abertura da Bolsa de Diamantes de Angola ainda este ano de 2022.