Connect with us

Economia

Ministro da Economia constata ambiente de negócio em Cabinda para aumentar produção local

Published

on

O ministro da Economia e Planeamento, Sérgio dos Santos, está, desde ontem, a trabalhar na província de Cabinda, onde está a constatar o ambiente de negócio, através de encontros com grupos empresariais locais, para melhorar e aumentar os níveis de produção da região mais a norte do país.

A agenda de trabalho de Sérgio Santos começou com a visita ao projecto Liberal de criação de gado bovino e de aves, tendo mantido um encontro com os beneficiários do projecto agropecuário que envolve ex militares na criação de porcos, ovelhas, cabritos e aves. Seguindo-se depois a visita de constatação à empresa ALED, dedicada à produção e transformação de café e cacau.

Nesta terça-feira, o governante está a auscultar as associações empresariais da província, tendo reservado para o período da tarde para um trabalho de proximidade em algumas unidades produtivas da província, nomeadamente, o complexo industrial Tina Toour, o CLOD, Supermercado Super-Preço, Indústria Madeireira, Abílio de Amorim, Terminal do Caio, Indústria Madeireira IMACOL, Quebra Mar e   Terminal de Passageiros.

No final do encontro de cortesia com o ministro, nesta segunda-feira, o governador Marcos Nhunga disse esperar um impulso dos empresários que precisam de apoio no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Exportações (PRODESI).

À imprensa, o ministro referiu que além do PRODESI, o executivo tem em curso um programa nos domínios da Economia e do Planeamento, que define as opções estratégicas do próximo quinquénio, 2022/2027. Garantiu ainda que estão a ser analisadas as opções estratégicas de longo prazo Angola 2050, um documento que, para o caso da província “deve responder a pergunta que Cabinda teremos até 2050”.

Integram a delegação do ministro em Cabinda, os presidentes dos Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), António Sozinho, do Instituto de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Arnito Agostinho, a Directora Geral do Instituto Nacional de Estatística, Chaney John, o Director do Gabinete de Política de População, Adriano Borja, Administradores do INAPEM para Fomento, Promoção, Capacitação Empresarial, estudos e estatística, Osvaldo Rasgado e o administrador para a consultoria e assistência técnica, Bráulio Augusto.

Durante três dias, a equipa de trabalho vai visitar unidades produtivas agro-industriais, operadores de distribuição e comércio. Tomar contacto com as sua realidade e prestar o apoio necessário para melhorar e aumentar a sua produção é um dos objectivos.

A Direcção Geral do INE, na província mais a norte do país está a fazer um diagnóstico geral do processo de implementação do Plano Anual do Sistema Estatístico Nacional (PASEN), na província. Entre as suas tarefas está por exemplo a avaliação das condições para as operações censitárias do RAPPE 2020/2021 e preparação do recenseamento geral da População e habitação, Censo 2024.

 Essa jornada de proximidade ocorre depois de as equipas do Ministério da Economia e Planeamento terem desenvolvido actividades similares nas províncias da Luanda Norte, Lunda Sul, Moxico, Cunene, Uige, Zaire, Bengo, Namibe, Luanda.