Economia
Ministro cria comité para avaliar desempenho do BPC
De acordo com o referido despacho de 01 de Junho, este comité tem como principal atribuição o acompanhamento e avaliação de desempenho da estratégia de reestruturação e saneamento do Banco de Poupança e Crédito.
O comité ora criado que é presidido por Angélica Eugénia Calembe, que mereceu voto de qualidade, tem por missão submeter relatórios mensais de avaliação de desempenho.
Integram ainda nesta comissão, Juciene Clara Daniel Criatiano em representação do accionista maioritário, o Estado, Gonçalo Ventura Antunes Rita, do Banco Nacional de Angola (BNA) e Issac Fernando Chipalanga, em representação dos accionistas minoritários.
Este comité é criado tendo em conta a necessidade de se proceder à reestruturação e saneamento financeiro do BPC, em conformidade com as directrizes aprovadas pelo Executivo ao abrigo do programa de transformação desta instituição financeira bancária de capitais públicos.
A salvaguardar os interesses do Estado naquela instituição, a confiança dos depósitos e a estabilidade do sistema financeiro nacional, são outros pressupostos em torno da criação do referido comité.
O Plano de Recapitalização e Reestruturação do BPC é da responsabilidade do Ministério das Finanças, em representação do Estado.
São accionistas daquele banco o Estado angolano, representado pelo Ministério das Finanças, o Instituto Nacional de Segurança Social e a Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas.
Fonte: Angop