Connect with us

País

Ministro convoca conferência de imprensa para esclarecer a situação do Angosat

Published

on

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, afirmou nesta terça-feira que a situação do satélite angolano “Angosat-1” será esclarecida em conferência de imprensa, segunda-feira próxima, em Luanda.

José Carvalho da Rocha, falava para os jornalistas no final de um encontro com deputados da 6ª comissão da Assembleia Nacional para os sectores da Educação, Cultura, Assuntos Religiosos e Comunicação Social, disse que uma delegação de técnicos russos estarão na capital do país para esclarecimentos.

Recordou ser o mês de Abril o previsto para a última avaliação técnica do satélite.

José Carvalho da Rocha não confirmou o desaparecimento do Angosat-1 e nem a existência de negociação entre os Governos de Angola e da Rússia para a construção de um segundo aparelho como referencia a imprensa russa.

“Abril é o período da última avaliação do aparelho. Neste momento a equipas estão a avaliar o seu estado de saúde e os resultados serão dados a conhecer segunda-feira em conferência de imprensa”, frisou.

Lançado em órbita no dia 26 de Dezembro de 2017, o Angosat-1 é um satélite de comunicação geoestacionário Angolano construído pela empresa russa RKK Energia.

O satélite, com cobertura no continente africano e europeu, é baseado na plataforma USP Bus. A sua expectativa de vida útil é de quinze anos.

 

(Com Angop)