Connect with us

Sociedade

Ministro considera “assustador” nível de vandalização de cabos eléctricos no país

Published

on

“O nível de vandalização de cabos eléctricos da rede nacional de distribuição de energia em quase todo país é assustador”, considerou o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Segundo o governante, que falava à imprensa esta quinta-feira, 14, no município do Chitembo, no Bié, no final da sua visita de três dias àquela província, este problema regista-se em quase todas as províncias do ciclo combinado, Soyo, Malanje, Kwanza Norte e Huambo.

“O Estado perde grandes somas de dinheiro para repor o material vandalizado”, lamentou e defendeu a necessidade dos governos provinciais juntarem sinergias, “no sentido de sensibilizar as comunidades sobre esse mal, que prejudica a todos”.

Em algumas províncias do Norte do país há ainda registos de vandalização dos Postes de Transformação (PT).

“Alguns cidadãos que vandalizavam os bens públicos já estão a contas com a justiça, sobretudo os apanhados em flagrante a retirarem painéis solares e baterias dos sinais luminosos”, referiu, na ocasião, o governador do Bié.

Pereira Alfredo avançou, igualmente, que vão continuar a trabalhar com as comunidades, sobretudo as autoridades tradicionais e religiosas, para o combate cerrado a estas práticas: “O que o governo está a fazer é para o benefício das comunidades, logo, faz todo sentido que os munícipes cuidem dos bens colocados à sua disposição”.

Colunistas