Economia

Ministro anuncia reformulação do Sistema de Inspecção Económica para 2026

Publicado

em

O Sistema Nacional de Inspecção Económica vai ser reformulado em 2026, com vista a conferir maior transparência, assertividade e garantir a concorrência entre os operadores económicos, de acordo com o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira.

Ao falar nesta terça-feira, em Luanda, durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o responsável fez saber que a garantia da qualidade dos bens e serviços postos à disposição dos consumidores angolanos é um dos objectivos da reformulação, avança a Angop.

Na ocasião, o titular da pasta, mencionou a Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) como peça fundamental na regulação da actividade comercial e na protecção.

Rui Miguêns de Oliveira fez saber igualmente que, em relação ao ano de 2025, de acordo com as Contas Nacionais do III Trimestre de 2025, o PIB de Angola cresceu 1,82%, em relação ao período homólogo de 2024, impulsionado por um desempenho sólido do Sector Não Petrolífero, que cresceu 4,14%, compensando a contracção de 7,77% no Sector Petrolífero.

Destacou o papel do sector neste crescimento, tendo a Indústria Transformadora registado um desempenho robusto de 13,02% em volume e o comércio crescido 3, 29 %, continuando a ser um pilar fundamental.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version