Politica
Ministra quer inovações na Academia de Pescas e Ciências do Mar
A Academia de Pescas e Ciências do Mar da província do Namibe, em parcerias com as escolas técnicas do sector, deve apostar mais na inovação, investigação científica, para produzir técnicos qualificados defendeu hoje, sexta-feira, em Moçâmdes, a ministra das Pescas, Victória de Barros Neto.
A governante fez esse pronunciamento quando discursava na abertura da primeira Conferência Internacional da Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe, tendo referido que só com quadro competentes e com espírito de missão se poderá desenvolver o sector pesqueiro e contribuir no desenvolvimento do país.
Segundo a governante, para atingir-se o objectivo de se formar bons técnicos e desenvolver o sector das pescas é necessária a criação de um sistema de educação moderno e actualizado.
Exortou às instituições que intervêm no sector do mar e das pescas a reflectirem “profundamente” num único propósito de aproveitarem e cuidarem, da melhor maneira, do espaço marítimo, no sentido dos seus recursos servirem para elevar a qualidade de vida da população.
A conferência decorre sob o lema “O Mar no contexto do Desenvolvimento Global”, da qual participam especialistas, docentes, estudantes, entre outros convidados ligados ao ramo da pesca e do mar.
Durante um dia, os delegados vão debater assuntos como “Aquicultura comunitária”, “Oportunidades e perspectivas de desenvolvimento da economia do Mar”, “Blocos de construção do oceano”, entre outras questões.