Connect with us

Politica

Ministra garante estudar proposta de aumento do salário mínimo para 245 mil kwanzas

Published

on

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social garantiu esta quarta-feira, 06, que o Executivo vai estudar a proposta dos sindicatos de aumento do salário mínimo na ordem dos 245 mil kwanzas.

Em declarações à RNA, Teresa Dias avançou que para tanto, o Executivo e as centrais sindicais voltarão a reunir, dentro de 45 dias, para discutir a solicitação dos sindicatos, cuja proposta foi apresentada, hoje, em Luanda, na primeira reunião de concertação social.

No encontro, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, apresentou, igualmente, o que o Executivo tem estado a fazer para melhorar o desempenho da economia.

De recordar que com a diminuição do poder de compra dos trabalhadores, devido aumento dos preços dos produtos da cesta básica, os sindicatos estão a anunciar uma paralisação geral para, dentre outras melhorias, terem um retorno por parte do Governo sobre o aumento do salário mínimo nacional, que hoje é de de 32 181,15 kwanzas.

Conforme o Correio da Kianda publicou anteriormente, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social havia considerado irrealista a proposta das centrais sindicais de adopção de um salário mínimo nacional de 250 mil kwanzas.

À época, Teresa Dias reiterou que o “Governo e as centrais sindicais estão empenhados na busca de soluções para a melhoria das condições dos trabalhadores, incluindo remuneratórias”.

“Centrais sindicais não possuem capacidade mobilizadora para greve geral”, consideram analistas