Connect with us

Economia

Ministra das Finanças garante capacidade do governo em pagar despesas públicas

Published

on

A ministra das Finanças, Verá Daves de Sousa, garantiu hoje, em Luanda, que nesta quinta-feira, 29, termina o pagamento dos salários da função pública, e que amanhã começa o processo de preparação dos salários do mês de Julho.

Vera Daves falava à imprensa, a margem da cerimónia de apresentação do relatório de Inquérito sobre Inclusão Financeira em Angola.

 “Relativamente aos salários da função pública, queremos tranquilizar os funcionários públicos. Dizer que até há poucos minutos tínhamos pagos 207 mil milhões de kwanzas. A folha de salário mensal é de 211 mil milhões de kwanzas, de modo que (….) faltam 4.1 mil milhões de kwanzas por pagar. Devem estar concluídos ainda hoje”, afirmou, acrescentando que “o Estado continua a ser capaz de cumprir com os seus compromissos elementares (salários, serviços da dívida, despesas de funcionamento das principais instituições).

A governante explicou ainda que o atraso que se tem vindo a verificar no pagamento de salário é “algum desfasamento entre o momento em que entra as nossas receitas e a data do corte dos nossos compromissos”.

Para evitar a continuidade dos atrasos, segundo a ministra, o governo decidiu calibrar prioridades junto das unidades orçamentais, condensá-las, de modo a evitar constrangimentos às famílias.
Referiu também que estão a ser cortados determinados custos, em função da baixa de receitas, tanto no sector dos petróleo como nas receitas fiscais.

Vera Daves referiu ainda que neste momento está “totalmente fora de hipótese fazer qualquer tipo de medida de agravamento do lado da receita”, a julgar pelo facto de as famílias estarem neste momento “muito pressionadas”.

“A flexão tem de ser inversa, o tipo de alívio pode ser pensado”, reiterou.