Connect with us

Politica

Ministra da Justiça de portugal ajuda Adalberto Costa Junior

Redação

Published

on

ministra da justiça de portugal ajuda adalberto costa junior - Adalberto - Ministra da Justiça de portugal ajuda Adalberto Costa Junior

O candidato a liderança da UNITA,  Adalberto Costa Junior, recorreu aos préstimos da Ministra da Justiça de Portugal, Francisca Van-Dunem, tendo em vista a emissão  e urgente envio para a angola de uma certidão comprovativa da renúncia à nacionalidade portuguesa, segundo Africa Monitor na sua edição de 24 de Outubro.

A também prima do General Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, ajudou Adalberto Costa Junior, na emissão urgente e o respectivo envio para a angola de uma certidão comprovativa da apresentação , num tribunal do Porto, do requerimento de renuncia da nacionalidade portuguesa, para que este concorresse a liderança da UNITA.

Recorde-se que, Costa Junior, justificou recentemente em Luanda, que perseguições políticas que sofreu nos finais de (19)78, início de (19)79 o obrigou a solicitar a nacionalidade portuguesa.

“Ainda jovem, eu vivi a partir de Benguela momentos que quando recordo, recordo também com muita saudade. Eu sou parte da geração que foi cobaia, no início da independência, dos sábados vermelhos, das perseguições, das rusgas, das campanhas do café, da cana-de-açúcar e sou parte da geração que foi mobilizada para o embrião da Força Aérea Angolana e fugi de Angola um pouco naquelas circunstâncias em finais de (19)78, início de (19)79”, explicou.

Segundo Adalberto da Costa Júnior, tem avó de origem portuguesa e foi possível adquirir uma nacionalidade que lhe deu proteção durante um período.

“Aquela nacionalidade também serviu a causa e serviu para muitas missões”, disse o político, salientando que “nenhum dirigente da UNITA que viveu fora, viveu com os seus passaportes”.

“Porque Angola não nos permitia dar nacionalidade. Se trabalhamos na diplomacia, como eu, se fomos estudantes, como muitos outros, todos foram portadores de algum passaporte que lhes permitiu viver lá fora. Para mim isto é uma circunstância perfeitamente tranquila e sem nenhum elemento complexo”, salientou.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (71)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação