Connect with us

Desporto

Ministério trabalha para internacionalização da Taça Sayovo

Published

on

Os esforços para a internacionalização da Taça Sayovo continuam, afirmou este domingo, em Luanda, a titular do Ministério da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.

Após a competição de ontem, em homenagem aos feitos do velocista José Armando Sayovo, disputada na avenida 4 de Fevereiro (antiga marginal de Luanda), a governante disse à imprensa que decorrem os trabalhos para concretização desta intenção, que já vem do tempo dos seus antecessores.

Sem, no entanto, avançar um horizonte temporal para a sua efectivação, Ana Paula do Sacramento Neto salientou que, apesar de ainda não ser internacional, tem sido importante manter o nível da competição.

A XIII edição da Taça Sayovo foi conquistada pelo fundista João Feliciano, da província do Bié, e em feminino por Maria Joaquim, ambos da categoria do homenageado (classe T11 cegueira total).

Participação nos Paralímpicos

Por seu turno, o presidente do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, afirmou que já se trabalha para que Angola tenha representação nos Jogos Paralímpicos, a serem disputados no mês de Setembro, em Tóquio (Japão).

Falando aos jornalistas, no final da XIII edição da Taça Sayovo, disse que antes dos Paralímpicos os atletas precisam ainda de cumprir um programa de provas de qualificação.

Sobre a Taça Sayovo, salientou que, apesar das limitações para o cumprimento das orientações da Comissão Multissectorial devido à propagação da covid -19, foi uma prova bem competitiva. Contou com a participação de concorrentes de Luanda, Malanje, Huíla, Namibe, Benguela, Bié, Huambo, Moxico e Uíge.

A competição foi instituída em 2005 pelo Ministério da Juventude e Desportos, em parceria com o Comité Paralímpico Angolano, em homenagem aos feitos do velocista triplo recordista paralímpico nos Jogos de Atenas (Grécia), em 2004, nos 100, 200 e 400 metros.

Por Angop

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (17)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania