Economia
Ministério das Finanças clarifica transparência e sustentabilidade da dívida angolana
O Ministério das Finanças esclarece, por meio de um comunicado, as anotações relativas à transparência e sustentabilidade da dívida angolana, divulgadas esta quinta-feira, em um artigo pelo Financial Times.
De acordo com o documento à que o Correio da Kianda teve acesso, o Ministério das Finanças elucida que o “contrato de financiamento referido no artigo, foi executado por Angola, em conformidade com os termos e condições acordados até ao momento em que os credores foram condicionados por sanções internacionais que lhes foram impostas”.
A nota faz ainda menção da divulgação integral “de toda a informação material relativa a este assunto, no Prospecto Base publicado na Bolsa de Valores de Londres, em 20 de Dezembro de 2024, tal como exigido pelas Regras e Regulamentos da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (Financial Conduct Authority), da Autoridade de Registo de Emissões do Reino Unido (UK Listing Authority) e da Bolsa de Valores de Londres”.
O Ministério das Finanças, continua a nota, “reitera o compromisso de Angola para com os credores nacionais e internacionais tal como consta do Orçamento Geral do Estado. Estando confiante na sustentabilidade da sua dívida, continuará a implementar com foco a sua estratégia de endividamento e o seu plano de diversificação económica”, lê-se no comunicado.