Politica
Ministério da energia e Águas desmente notícias sobre o envio de geradores para São Tomé e Príncipe
Num comunicado divulgado ontem, Sábado, e que o Correio da Kianda teve acesso , o Ministério da Energia e Águas assegurou o apoio técnico nesta área a São Tomé e Príncipe, mas rejeitou a existência de qualquer compromisso para o fornecimentos de geradores.
“Não é verdade que o Governo de Angola tenha assumido qualquer compromisso dessa natureza, ou seja, nem a assunção de aquisição de novos grupos geradores, nem o envio de equipamentos de Angola para aquele país”, adiantou.
O Ministério da Energia e Águas esclareceu que “no quadro do excelente relacionamento entre os dois países irmãos”, o novo Governo de São Tomé solicitou ao Governo angolano “o apoio técnico de urgência no sentido de se proceder à recuperação das unidades geradoras avariadas e reposição da capacidade de produção”.
No mesmo comunicado, o Governo adianta ter respondido “favoravelmente ao pedido” de apoio técnico, adiantando que técnicos angolanos “estiveram recentemente em São Tomé e Príncipe”, tendo efetuado o diagnóstico da situação.
“Como resultado do diagnóstico efetuado, elaboraram um relatório que foi submetido às autoridades daquele país, apontando a adoção de medidas e soluções para o caso, sendo certo de que qualquer decisão que venha a ser tomada, será sempre no quadro do estrito respeito das relações e laços de amizade, de cooperação interesse e da vontade soberana de ambos os países”, acrescenta.
São Tomé e Príncipe atravessa, há vários meses, uma crise de energia, que se agravou desde novembro, e que chegou a deixar várias povoações sem luz durante dias consecutivos.