Connect with us

País

Ministério da Educação suspende exames nacionais

Redação

Published

on

ministério da educação suspende exames nacionais - 0a4427089 d430 4c5d 88f5 9cf462c53ec5 - Ministério da Educação suspende exames nacionais

O Ministério da Educação (MED) suspendeu, nesta sexta-feira, os exames nacionais previstos para o ano lectivo 2019, devido aos constrangimentos vividos na sua preparação.

Em nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, o MED adianta que o contexto socioeconómico e questões de natureza geodemográficas do país não permitiram que se criassem, dentro do tempo previsto, todos os pressupostos objectivos para a reactivação dos exames nacionais.

Os exames nacionais são destinados a alunos das classes de transição, nomeadamente da 6ª e 9ª classe.

O processo de exames nacionais já existia no sector de Educação até finais dos anos 80. Esse método foi interrompido devido a guerra.

No seu documento, o MED adianta que os exames nacionais configuram um acto de afirmação e identidade nacional em que todos se revejam, razão pela qual a Comissão Nacional responsável deve continuar os trabalhos técnicos, sempre em articulação permanente com os directores dos Gabinetes Provinciais da Educação, autoridades locais e tradicionais, parceiros sociais e com a sociedade em geral”, lê-se no documento.

Avança que, neste sentido, compete aos Gabinetes e Secretaria Provincial da Educação operacionalizar o processo da avaliação das aprendizagens dos alunos nas classes terminais nos mesmos moldes em que vêm sendo realizado ao longo dos últimos anos lectivos.

Para o presente ano lectivo, o MED conta com 10.608.415 alunos no ensino geral.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (71)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação