Connect with us

Politica

Ministério da Educação não paga alfabetizadores há quatro anos

Published

on

Mais de nove mil alfabetizadores em todo o país estão há quatro anos sem receberem os seus subsídios, dívida contraída pelo Ministério da Educação desde 2017, uma situação que compromete o programa de combate ao analfabetismo em Angola.

Segundo uma fonte do Ministério da Educação, o contrato foi suspenso com os 9.650 alfabetizadores distribuídos nas 18 províncias do país, até que o ministério efectue o pagamento da dívida que se arrastou a 2 mil milhões de kwanzas. Em consequência desta dívida, no Cuando Cubango, por exemplo, 188 alfabetizadores já desistiram, e o número de alfabetizados matriculados caio de 25 mil para apenas 5 mil.

Para solucionar o caso, a ministra das Finanças, Vera Daves, citada pela RNA, prometeu pagar os subsídios atrasados dos alfabetizadores de todo o país, desde que os processos estejam devidamente justificados, assumindo mesmo que o departamento ministerial que dirige está disponível para resolver a situação e sugere que os Governos provinciais e o Ministério da Educação, envolvidos no processo de alfabetização e aceleração escolar, a legitimar a referida dívida.

“Nós estamos disponíveis para resolver, destacamos a importância de se fazer um cadastramento destas pessoas, ver quem elas são e onde estão, e se o que cobram é legítimo. Confirmando-nos o Governo da província que é legítimo o que é cobrado, nós pagaremos”, assumiu

Até a data presente, segundo a fonte, já foram alfabetizados mais de 200 mil cidadãos.

Por Pedro Kididi