Connect with us

Sociedade

Ministério da Educação e MEA divergem sobre distribuição de livros nas escolas

Published

on

A Ministra da Educação, Luisa Grilo, disse ontem em Luanda, que já produziu cerca de 40 milhões de livros escolares, sendo que destes 16 milhões já foram distribuídos às escolas, desmentido assim a informação avançada pelo Movimento dos Estudantes Angolano ao Correio da Kianda, quando dizia que o governo não produziu, nem distribuiu manuais nas instituições publicas neste ano electivo.

Segundo a ministra neste ano lectivo foram distribuídos livros, apesar de os dois últimos anos terem sido atípicos, e os materiais já foram distribuídos as escolas de Luanda e nas demais províncias. Luísa Grilo assegurou também que a partir do início do próximo ano lectivo, cada aluno terá o seu material.

Quarenta milhões de manuais escolares é o número de livros produzidos. Deste número, de acordo com a ministra 16 milhões já foram distribuidos às várias escolas em todo o país.
Contactado pelo Correio da Kianda, o Presidente do Movimento dos Estudantes Angolano (MEA), Francisco Teixeira, disse não partilhar das informações avançadas pela Ministra e desafia a responsável do sector a mencionar as escolas onde os estudantes receberam materiais escolares.

“não é verdade, hoje podemos encontrar 4 crianças a partilhar um único livro, e outros estão a terminar uma classe sem nunca terem pego um livro durante o ano electivo”, disse e questiona onde estão os livros que a senhora ministra assegurou ter distribuído?.

O responsável da defesa dos direitos dos estudantes frisou, que o ministério da educação até agora não fez entrega dos materiais didáticos aos alunos e estudantes do ensino primário, contrariando a titular do sector, por ter garantido a distribuição da mesma.

De recordar que a produção de novos materiais escolares foi orientada através do Decreto presidencial, com vista a melhoria da qualidade de ensino, custaram dos cofres do estado cerca de 12 mil milhões de kwanzas e que estão a ser produzidos na África do Sul.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.