Connect with us

Politica

MININT realiza conferência sobre “O contributo da juventude na segurança pública”

Published

on

Esta sexta-feira, 19, pelas 8h, no auditório do edifício sede do MININT, sito na Avenida 04 de Fevereiro, Marginal de Luanda, realizar-se-á a Conferência Nacional sobre “O contributo da juventude na segurança pública”, sob o lema: “O futuro da nossa segurança depende de todos nós”, cujo acto de abertura será presidido pelo Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho.

O  evento contará com prelectores especializados, jovens ligados a organizações religiosas, políticas, estudantis, trabalhistas, filantrópicas e de defesa e segurança.

Segundo comunicado do Ministério do Interior, pretende-se com este evento “apelar a consciência dos diversos extratos da nossa sociedade, para a necessidade de se empreender esforços colectivos de prevenção da criminalidade e manutenção permanente da segurança pública”.

Para a realização desta conferência, o MININT conta com a co-participação de parceiros sociais, nomeadamente a ANATA e o MEA. Porque “entendemos serem organizações que congregam uma boa franja da nossa sociedade. Assim sendo, vamos ter prelectores que vão versar sobre os diferentes temas que concorrem para a segurança pública, nomeadamente o Comissário, Orlando Bernardo, da Polícia Nacional, que vai nos levar a uma reflexão sobre a Situação de Segurança Pública em Angola”, destaca o comunicado.

Ouro prelector é o Dr. José Filho, Director do Gabinete Jurídico do GPL, que “nos vai falar sobre as Agressões Sexuais em Ambiente Escolar, a seguir o tema sobre a Problemática do Táxi em Angola: Preocupações e Soluções, com o prelector Francisco Paciente, Presidente da ANATA”.

Na sequência, o tema sobre a Juventude e a Sinistralidade Rodoviária: Causas e Consequências, com o prelector Superintendente-Chefe, Adriano do Rosário, DTSER, bem como os Crimes Financeiros no Mundo Digital, com o Dr. Ricardo Fernandes, Procurador da República Junto do SIC.

“Haverá ainda tempo para falarmos sobre as Políticas Públicas do Estado para a Juventude, a ser dissertado pelo Dr.º José Mateus, Director Geral Adjunto do Instituto Angolano da Juventude do Ministério da Juventude e Desportos e, logo de seguida o papel da Comunicação Institucional na Mudança de Atitudes da Juventude, com o Dr.º João Fernando de Brito Demba (GCII/MINTTCS)”, ressalta o MININT.

O tema sobre os Valores Morais e Cívicos e o seu Impacto na Segurança Pública, com a Reitora da Universidade Católica de Angola, PhD. Irmã Maria de Assunção, também é um dos destaques do evento.