Economia
Mining Indaba: empresas mundiais de minerais vão investir em Angola
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, anunciou esta quarta-feira, 08, em Cape Town, que “muitas empresas garantiram investimento no sector mineiro angolano”.
O governante, que falava à imprensa a saída da Conferência Intergovernamental, realizada a margem do Mining Indaba 2023, na África do Sul, disse ter apresentado aos participantes do encontro as realizações do sector mineiro no país, quer ao nível das reformas legislativas e institucional que resultou no actual Modelo de Governação, como ao nível do aumento do conhecimento geológico e do incremento de facilidades técnicas com a construção de laboratórios, assim como de escolas técnico-profissionais e os centros de excelência construídos durante os últimos 5 anos.
“Temos como resultado do mandato anterior a atracção de 3 grandes empresas para Angola, nomeadamente, a AngloAmerican, Rio Tinto e a De Beers, e ainda outras de pequena e média capacidade”.
Das várias audiências mantidas, Diamantino Azevedo recebeu “garantias de investir em Angola”.
“Já resolvemos os problemas que faziam com que algumas empresas não tomassem a decisão final para irem ao país”, destacou o Ministro.
Informou que deixou aos participantes ao evento a mensagem de que o Sector Mineiro Angolano perspectiva a melhoria das questões ambientais, maior envolvimento das comunidades próximas das áreas mineiras para que possam beneficiar da actividade de mineração.
“Neste Mining Indaba 2023, estamos com a certeza de que alcançamos os objectivos. Preparámos bem a nossa participação e, neste ponto de vista, estamos satisfeitos”, concluiu.