Connect with us

Economia

MINFIN classifica concurso público da AGT como “muito urgente”

Published

on

O Ministério das Finanças abriu concurso para o Ingresso Externo na Administração Geral Tributária (AGT), para 360 vagas em três especialidades. Os candidatos vão obedecer a seis fases, até ao início de funções, passando por um teste psicotécnico, um teste online de conhecimento e o terceiro também de conhecimento, mas feito presencialmente. 

Um despacho, nº 0094/57/03/GMF-MINFIN/2023, do Ministério das Finanças, que classifica o concurso público como sendo “muito urgente”, refere que o total de vagas disponíveis é de 360, distribuídas em três categorias para os serviços centrais e nas delegações regionais da AGT.

Assim, na categoria da Especialidade Aduaneira e fiscal estão disponíveis 310 vagas, para qual são recrutados Técnicos de Navegação e Controlo Aduaneiro, Técnicos de Fiscalização, Técnicos de Contenciosos (aduaneiros e de fiscal), Técnicos de Inspeção Aduaneira e de Fiscalidade, bem como técnico de contabilidade.

Há ainda 4o vagas da especialidade de controlo e tratamento de imagem para técnicos Operador Scanners e Raio-X e Técnico Operador de CCTV.

Para a especialidade de Informática, de acordo com o despacho assinado pela ministra Vera Daves, a AGT dispõe de 10 vagas, para as quais serão recrutados técnicos com valência em administração de sistemas, levantamento de requisitos de base de dados, desenvolvimento de sistemas e infraestruturas.

Entretanto, a recepção das candidaturas ao concurso arrancam a 18 de Janeiro e terminam a 14 de Fevereiro próximo, contabilizando 20 dias úteis, a contar da publicação do anúncio, que deve acontecer no dia 18.

De acordo com o cronograma a que o Correio da Kianda teve acesso, o Concurso público terá seis fases, sendo que a integração dos candidatos deve acontecer no segundo semestre de 2023, última fase do concurso, depois de os admitidos serem formados num curso que irá decorrer de Maio à Junho.

Cronograma do concurso

Fase 1

18 de Junho a 14 de Fevereiro: apresentação de candidaturas

1 de Março: publicação da lista provisória dos candidatos admitidos e início das reclamações;

15 de Março: publicação dos resultados definitivos dos candidatos admitidos ao concurso público;

Fase 2

15 de Março: divulgação dos tópicos para o teste psicotécnico;

20 de Março: Realização dos testes psicotécnico;

24 de Março: publicação dos resultados dos testes psicotécnico (aprovados e reprovados);

Fase 3

5 de Abril: divulgação das matérias para os testes de conhecimentos;

10 de Abril: realização dos testes de conhecimento, online;

14 de Abril:  publicação das listas dos resultados dos testes de conhecimento, online com a data do teste de conhecimento, presencial;

14-20 de Abril: período das reclamações.

Fase 4

20 de Abril: divulgaçã0 das matérias para teste de conhecimentos, presencial;

25 de Abril: realização dos testes de conhecimento, presencial

Fase 5

09 de Maio: Distribuição dos grupos para o curso, para as 7 regiões Tributárias

15 de Maio: início do curso;

05 de Junho: comunicação aos candidatos

Fase 6

Nesta fase do concurso acontece  o processo de integração dos candidatos admitidos, a comunicação das condições da relação jurídica de emprego, assinatura dos termos de compromisso e honra, recepção das guias de colocação e início de funções.

 

MINFIN abre concurso para preenchimento de 360 vagas na AGT

 

Continue Reading
3 Comments

3 Comments

  1. Jaime Lembrina

    18/01/2023 at 9:32 am

    seja bem vindo concurso publico a semelhança de muitos outros para o engrandecimento e envolvimento público. embora o país ainda não se reveja com o uso das tecnologias, em realce a internet, isso não irá de modo algum impeder que o concurso tenha o seu sucesso.
    bem haja e estamos certos de que viremos na concorrência.

  2. Pedro Ramos

    26/01/2023 at 1:16 am

    Muito bom! Acredito no executivo liderado pelo nosso camarada presidente João Lourenço, e na pessoa de sua excelência Ministra das Finanças. Uma nova Angola nos aguarda.

  3. José caunda Soares

    12/05/2023 at 9:15 am

    Quando é que vai decorrer as reclamações dos resultados do teste de conhecimento feito em online?

    Eu não estou de acordo com a minha nota preciso que revisão as provas e sejam justo na correção dos testes feitos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *