Connect with us

Economia

Mina de Cutato exporta primeiras 60 mil toneladas de minério de ferro para China

Published

on

O dia 9 de Agosto de 2021 é a data prevista para a exportação, à China, das primeiras 60 mil toneladas de minério de ferro extraídas pela Companhia Mineira do Cuchi, na província do Cuando Cubango, com as quais pretendem arrecadar seis milhões de dólares.

A informação consta de um comunicado de imprensa chegado a instantes à redacção do Correio da Kianda, e que dá conta de que o material já está a ser carregado a um navio que se encontra atracado no Porto do Namibe, com destino à República Popular da China.

O PCA da Companhia Siderúrgica do Chuchi (CSC), Rui Silva, disse que “para este carregamento foram realizados pela CSC, importantes investimentos na infraestrutura do Porto Mineraleiro de Saco-mar, para permitir uma atracagem e partida do navio com total segurança”.

Com esta primeira exportação, a empresa conta arrecadar um total de 6 milhões de dólares americanos. As Um total de 95 mil toneladas de minério de ferro foram já extraídas. O projecto envolve o beneficiamento do minério na siderurgia montada próximo da Vila de Cuchi e, segundo o PCA da CSC, “já se encontra a 95% da sua conclusão”. Finda a qual, prossegue, “vai permitir o processo de transformação do minério em ferro gusa, principal matéria-prima para produção de aço e ferro fundido, por meio de um Alto Forno”.

A exportação do ferro, segundo Rui Silva explica deve-se ao facto de a fábrica da companhia não ter iniciado a produção: “enquanto a fábrica não inicia actividade, o minério é destinado ao mercado exterior, transportado pelo Caminho-de-Ferro do Namibe, a partir da estação do Cuvango (Huila) ao Porto Mineraleiro de Saco-mar”.

As informações geológicas disponíveis estimam um depósito economicamente extraível de cerca de 109 milhões de toneladas, podendo durar entre 35 e 50 anos. Com a conclusão da siderurgia e aumento da exploração o minério de ferro, a companhia prevê empregar um total de mil e quatrocentos trabalhadores directos, promovendo a integração da população da região e antigos combatentes.

As actividades mineiras tiveram o seu início no ano de 2015 com a construção, montagem e apetrechamento da Siderurgia, estando hoje a 95% da sua conclusão. A exploração da mina e a extração do minério de ferro, tiveram o seu início em Fevereiro de 2021, estando envolvidos 163 colaboradores directos e indirectos, dos quais 5 expatriados.

A Companhia Siderúrgica do Cuchi, S.A, é uma empresa de direito angolano, criada ao abrigo do Decreto Presidencial n.º 18/15, de 20 de Abril, cuja a estrutura accionista conta com a participação da Concessionária nacional para o Sector, uma empresa local e um parceiro brasileiro, tornando-se na primeira fábrica de fundição em Angola.

Tem como objecto social a exploração de minério de ferro, bem como transformação e a comercialização de ferro gusa, principal matéria-prima para a produção de aço e ferro fundido, incluindo a importação e exportação de produtos siderúrgicos. Está localizada na província do Cuando Cubango, estando a siderurgia no município do Cuchi e a mina na comuna do Cutato.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (13)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD