Ligar-se a nós

Economia

Mina de cobre do Uíge com capacidade de produção de 4.000 toneladas por dia

Publicado

em

Com uma capacidade de produção de quatro mil toneladas por dia, foi inaugurada esta quarta-feira, 29, a Mina de Cobre de Tetelo, na localidade de Maquela do Zombo, província do Uíge.

Mais de 1.500 trabalhadores já foram envolvidos na fase de construção, sendo a maioria jovens angolanos da região. No pico da operação, estima-se que o número de empregos directos possa atingir entre 2.500 e 3.000 postos de trabalho.

No seu discurso, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse que a província do Uíge entra para a história como terra do cobre, com Maquela do Zombo como epicentro de um novo ciclo de desenvolvimento industrial, económico e social para o país.

“Angola assume que não quer ser apenas um exportador de matéria-prima. Afirmo com clareza e responsabilidade que quando as reservas e a escala operacional o justificarem, Angola avaliará a instalação, em território nacional, de capacidade de transformação e refinação do cobre. Isto significará a criação de valor aqui, emprego aqui e riqueza em Angola”, assegurou

Segundo nota daquele Ministério, “a Mina de Tetelo insere-se num plano estratégico mais amplo, que inclui prospecções em curso nas províncias do Moxico, Huíla, Cuanza Sul, Cuando Cubango, Namibe, Huambo e Cabinda, posicionando Angola no Arco Lufiliano, um dos maiores cinturões de cobre do mundo”.

A mina recém inaugurada possui uma taxa de recuperação de cobre de 92 por cento e teor de 35 por cento no concentrado final.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD