Ligar-se a nós

Economia

Mina de cobre a céu aberto inaugurada até Setembro no Uíge

Publicado

em

Após estudos ambientais e geológicos, verificou-se que em Maquela do Zombo, até os municípios da Damba e Ibembe, há cobre a menos de 300 metros do subsolo.

Juntaram-se vários especialistas, entre nacionais e estrangeiros ligados à geologia, minas, técnicos de laboratório, exploradores, perfuradores, electricistas, mecânicos, ambientalistas e técnicos administrativos, todos empenhados para que o investimento satisfaça as expetativas.

A Mina de Mavoio é um investimento público privado de grande dimensão, onde serão explorados o cobre e os seus derivados.  São mais de três milhões e trezentos metros cúbicos de terra, a serem retirados do local, para a facilitação da exploração da Mina a Céu aberto.

No local são feitas todos os dias várias escavações em locais específicos, são utilizados camiões de mais de setenta toneladas que possuem uma capacidade para desbravar e retirar mais de quinze camadas de terra até atingir a rocha de cobre, cuja previsão para o início da exploração é até setembro do ano em curso.

As primeiras amostras fornecidas pela mina já foram enviadas a laboratórios internacionalmente certificados, com resultados que satisfazem os especialistas e exploradores do cobre.

No terreno trabalham na exploração e escavação da mina jovens nacionais que acreditam no sucesso do projeto, olhando para a oportunidade de emprego para a comunidade e não só.

José Carvalho da Rocha, Administrador local, garantiu que a entrada em funcionamento da mina de Mavoio é mais um passo para que a província possa tornar-se autossuficiente, na exploração de vários minérios.

“O potencial minério no Uíge está a despontar e o grande exemplo que temos, é o projeto Mavoio, que vai fazer com que nos próximos tempos se possa produzir e explorar o cobre e será a primeira mina que o país terá no subsolo, irá explorar-se o cobre a cerca de seiscentos e quinhentos metros de profundidade, o projeto esta no caminho certo, com uma equipa chefiada por técnicos angolanos, e estamos a trabalhar também com o Ministério dos recursos minerais, petróleo e gás, para se ordenar toda a exploração mineira na nossa região” Disse.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Francisco Barbeiro Augusto operador d máquinas.

    06/03/2025 em 5:48 pm

    Penso a Deus todos os gestores deste grande mina em primeiro lugar estejam unidos em amor paz que Deus abençoa esta mina e coloque em primeiro lugar o criador da terra e dos céu todas as benção.E para todos os turnos antes de trabalhar oração no fim d trabalho oração, assim teremos muitos sucessos amém.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD