Ligar-se a nós

Mundo

Milhares de zimbabueanos marcam presença no funeral de Morgan Tsvangirai

Milhares de zimbabueanos assistiram hoje ao funeral do líder da oposição zimbabueana, Morgan Tsvangirai, cuja morte exacerbou as divisões internas no partido, a menos de seis meses das eleições gerais no Zimbabué.

Publicado

em

cortejo fúnebre em que foi transportado o corpo de Tsvangirai terminou no cemitério de Buhera, onde foi enterrado, na presença de vários altos dirigentes do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), não se tendo registado quaisquer incidentes.

O líder interno do MDC, Nelson Chamisa, numa breve e rápida declaração aos jornalistas, declarou que o partido “está unido” em torno da direção.

Além de Chamisa, que foi nomeado para liderar o partido durante um ano, dois outros vice-presidentes do MDC reclamam a sucessão de Tsvangirai: Eklias Muduzri e Tokhozani Khupe.

A polémica em torno da escolha de Chamisa subiu de tom quando Mudzuri, que liderou o partido enquanto Tsvangirai era alvo de tratamento contra o cancro no cólon que o vitimou, e Khupe, actual líder interino, reivindicaram representarem a herança do ex-presidente do MDC.

Após o fim do regime de Robert Mugabe, em novembro de 2017, o seu sucessor, Emmerson Mnangagwa, garantiu que as eleições presidenciais se realizarão este ano, estando ainda por definir a data.

Morgan Tsvangirai, chefe do principal partido da oposição no Zimbabué e adversário histórico do regime do ex-presidente Robert Mugabe, morreu na quarta-feira vítima de cancro.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD