Connect with us

Mundo

Migração: Brasil proíbe entrada sem visto para limitar saídas para EUA e Canadá

Published

on

O Brasil vai proibir a entrada de pessoas sem visto e cujo destino final seja outro país, para limitar a migração irregular para a América do Norte, especialmente para os Estados Unidos e Canadá.

A partir de segunda-feira, os passageiros que “permanecerem na área de trânsito internacional do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ou em outros aeroportos com conexões internacionais, caso não possuam visto”, não poderão entrar em território brasileiro, disse na quarta-feira o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A medida visa migrantes que deveriam fazer escala nos aeroportos internacionais do Brasil, mas abandonam o último troço da viagem, permanecem nas zonas internacionais dos aeroportos e solicitam o estatuto de refugiado.

Estes passageiros, a maioria dos quais vem de países asiáticos e quer chegar aos Estados Unidos e Canadá, terão de seguir viagem ou retornar ao local de origem, referiu o ministério, num comunicado citado pela agência de notícias estatal Agência Brasil.

A decisão foi tomada depois de a Polícia Federal ter identificado que migrantes sem documentação adequada estavam a ser usados por organizações criminosas de tráfico humano.

A actual legislação brasileira prevê a não exigência do visto para casos de conexão ou escala desde que o passageiro permaneça na área de trânsito internacional.

Recordar que há mudanças também na Europa. A partir do próximo dia 10 de Novembro, quem tiver que viajar no espaço Schengen terá que enfrentar novos controlos nas fronteiras dos países europeus.

Regras para entrar na Europa mudam a partir de Novembro. Veja as alterações