Connect with us

Diversos

Metro de superfície de Luanda começa a ser construído este ano

Published

on

A empresa alemã foi escolhida para construir, a partir deste este ano, o “Metro de Superfície de Luanda”, no âmbito de uma Parceria Público-Privada.

O director executivo da empresa, Michael Peter, e o ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu, assinaram hoje (sexta-feira), no Fórum Económico Angola/Alemanha, em Luanda, um memorando de entendimento que certifica a parceria.

O Metro de Luanda está avaliado em 3 mil milhões de dólares norte-americanos e na parceira, Angola terá uma participação minoritária, que ronda os 30% cabendo a outra parte (70%) aos agentes privados interessados em participar.

A linha do Metro de Superfície vai ter uma extensão de 149 quilómetros. Vai cobrir os eixos principais de Luanda, isto é, do Porto de Luanda a Cacuaco, Avenida Fidel Castro Ruz-Benfica, Porto de Luan-da-Largo da Independência e Cidade do Kilamba-Largo da Independência.

Além do Metro de Superfície, o Plano Director de Luanda, já aprovado pelo Executivo, prevê também dois sistemas de metro de superfície, designadamente o Bus Rapid Transit (BRT) e o Veículo Rápido sobre Trilhos (carris), abreviadamente VLT.

O primeiro é utilizado para sistemas de transporte urbano com autocarros, que são alvo de consideráveis melhorias na infra-estrutura, nos veículos e nas medidas operacionais que resultam em qualidade de serviço mais atractiva.

Ontem, foram assinados também um Memorando de Entendimento nos domínios dos transportes aéreos, energia e um outro para a reabilitação das Estradas Nacionais 295 (Xangongo-Calueque) e 140 (Cuito-Andulo), além de um acordo financeiro e outro sobre a construção pela Voith de um centro de formação.

No Salão Nobre do Palácio Presidencial, depois das conversações oficiais entre o Presidente da República, João Lourenço, e a Chanceler alemã, Angela Merkel, foi assinado pelo ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e pelo embaixador da Alemanhã em Angola, Dirk Lock, um acordo sobre Serviços de Transporte Aéreo.

Além deste acordo, foi também assinado um outro para formação profissional entre o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos e o Instituto dos Serviços alemão para Intercâmbio Académico e Formação Profissional.