Connect with us

Economia

Mercado do Panguila acolhe primeira feira do campo

Published

on

O mercado do Panguila, na província do Bengo, acolhe nesta sexta-feira e sábado a primeira Feira do Campo denominada “Feiragro Dande 2020”, com previsão de 50 expositores.

A iniciativa da Administração Municipal do Dande decorrerá sob o lema “Produzir para diversificar” e deverá ser uma bolsa de negócios agrícola no município.

A exposição contará com a participação de cooperativas, associações agrícolas e pesqueiras, operadores, agentes e empreendedores no ramo agrícola das suas cinco comunas (Barra do Dande, Caxito, Mabubas, Úcua e Kicabo).

O certame ajudará a divulgar o potencial agrícola do município do Dande, bem como a capacidade e disponibilidade de produtos das comunas para o sector retalhista na província.

A feira, que tem já inscritos 24 expositores, poderá servir também para o escoamento da produção agrícola do campo.

No município do Dande estão controladas 46 associações de camponeses, 51 cooperativas agrícolas, 217 fazendas agrícolas, 62 fazendas pecuárias e nove cooperativas de pesca.

O sector empresarial agrícola conta com as empresas Novagrolider e a Turiagro.

As principais culturas produzidas no município do Dande são a mandioca, banana, milho, batata-doce, inhame, feijão, jinguba, citrinos e hortícolas.

O município do Dande é um dos grandes produtores agrícolas da província do Bengo, destacando-se na produção de milho com 28.533 toneladas por ano.

Por Angop