Connect with us

Sociedade

Mercado do Kikolo: trabalhadores protestam contra comissão de gestão imposta por Tomás Bica

Published

on

Dezenas de trabalhadores e colaboradores do mercado do Embondeiro do Kikolo, pertencente a circunscrição da Administração do Cazenga, iniciaram, nesta terça-feira, 30, protestos em frente a administração daquele mercado contra a imposição de uma comissão de gestão liderada pelo director municipal do comércio, sob orientação de Tomás Bica.

“Os trabalhadores e colaboradores apelam ao  administrador do Cazenga, Tomás Bicas, que use o poder e não abuse dele porque está em causa centenas de posto de trabalhos de chefes de família”, afirmou aos jornalistas, Flávio Cassua, vice-administrador do mercado.

O mercado do Embondeiro do Kikolo arrecada diariamente cerca de dois milhões de kwanzas, segundo o vice-administrador. O gestor fez saber que aquando lhes foi imposta a comissão de gestão pela administração municipal, fizeram entrega de todos os pertences e os valores acumulados, durante esse todo tempo, o que terá deixado a comissão mais interessada em querer controla.

De acordo com a advogada Ana da Gama, o mercado é privado há mais de 40 anos, e os antigos administradores municipais respeitavam e os gestores pagam todos os impostos que são obrigados por lei, razão pela qual mais de 300 pessoas aderiram esta manifestação, afirmando que vão continuar a lutar.

“Estamos aqui para demonstrar que não nos vergamos e vamos continuar a lutar porque queremos ver reposto tudo aquilo a que temos direito”, salientou e defende que os 30% que administração disponibiliza diariamente do dinheiro arrecadado aos proprietários do mercado, não chega para se fazer despesas correntes, desde os pagamentos dos impostos até aos trabalhadores e colaboradores.

Durante a nossa estadia no local foi possível observar a arrogância, a intolerância e o arrombamento das portas da administração do mercado por parte da comissão de gestão, quando estes, na companhia do director do comércio do Cazenga, empossou um novo administrador do mercado.

O Correio da Kianda tentou contactar a nova comissão de gestão do mercado, mas estes recusaram-se em prestar declarações afirmando que só falavam por orientação de Tomás Bica.

De salientar que, actualmente, o mercado do Embondeiro do Kicolo, arrecada diariamente quase dois milhões de kwanzas, que são repartidos: 70% fica na administração municipal do Cazenga e os 30% que ficam com os legítimos donos do mercado, há mais de 40 anos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (17)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania