Connect with us

Economia

MEP lança plataforma para ajudar cooperativas a venderem melhor os seus produtos

Published

on

Uma plataforma denominada PROMOVE, focada na modernização, capacitação, formalização e desenvolvimento das cooperativas de todo o país, foi lançada nesta segunda-feira, 08, em Luanda, pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP).

A iniciativa, a ser operacionalizada pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas – INAPEM, visa capacitar as cooperativas nacionais, os seus dirigentes e trabalhadores, em matérias de gestão financeira, operacional, comercial, de recursos humanos e de aspectos legais.

Em entrevista à ANGOP a propósito do lançamento, a administradora do INAPEM, Joffrana Xavier, disse que a ferramenta permitirá aumentar a produção das cooperativas a vender melhor os seus produtos, trazendo mais rendimento para todos os seus membros.

“Pretende-se facilitar o acesso das cooperativas às linhas de financiamento aprovadas pelo Governo, a fim de se promover o seu crescimento, reforçar os estatutos e as regras formais do se funcionamento junto dos parceiros comerciais, para se gerar novas oportunidades de negócio, e estarem informados sobre feiras e eventos (….)”, esclareceu.

A responsável explicou que a plataforma se destina principalmente às cooperativas, aos formadores, prestadores de serviços e entidades parceiras, e que o PROMOVE prevê capacitar, numa primeira fase, 166 cooperativas, das 18 províncias do país, em uma estimativa de 100 horas de formação.

“Além da potenciação, a plataforma informática da PROMOVE prevê igualmente a criação de um Plano Directório das cooperativas de Angola registadas online, com mais de 500 cooperativas registadas online e a capacitação de 166 organizações do género”, disse.

Segundo a administradora, estas serão munidas com ferramentas e metodologias de Introdução à Contabilidade, Gestão de Pessoal, Gestão Operacional, Marketing e Comunicação e Direito para as Cooperativas, contemplando mais de 300 jovens oriundos do INAPEM, IDA, IPA, FADA e IMA, para apoiar as cooperativas no seu processo de modernização.

Para a concretização destas pretensões, o INAPEM dispõe de representações nas 18 províncias do território nacional, bem como parceiros institucionais como os GPDEI’s, IDA, IMA, IDIA, com quem pretende trabalhar de mãos dadas para atingir as metas do PROMOVE.

Por Angop