Ligar-se a nós

Politica

MEP assina acordo de parceria com a FAO para promoção do AgroProdesi

Publicado

em

O Ministério da Economia e Planeamento assina hoje, em Luanda, um acordo de parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, em inglês), no âmbito do AgroProdesi, com o objectivo de promover a concentração económica e a participação da academia no desenvolvimento do sector da agricultura em Angola.

O acordo de parceria a ser rubricado pelo ministro Sérgio dos Santos, e pela representante residente da FAO, Gherda Barreto, visa promover a concertação económica com a participação das universidades no desenvolvimento do agro-negócio e da inovação tecnológica nas cadeias de valor priorizadas, facilitar a integração e o acompanhamento da academia nos processos de desenvolvimento de capacidades e formulação de planos de negócio para a agricultura, com auxílio da ferramenta da FAO, Rural Invest e My Coop.

Acelerar a integração das universidades nos processos de investigação participativa e inovação tecnológica para o fortalecimento das cadeias de valor priorizadas, e bem como promover formações direccionadas em sede da agricultura por contrato constam igualmente dos objectivos.

O contrato vai permitir, por outro lado, disseminar conhecimentos dos cinco tipos de contratos que a FAO preconiza com o Ministério da Economia Planeamento.

A nota de imprensa chegada à redacção do Correio da Kianda informa ainda que as universidades também poderão ser abrangidas no acordo com os protocolos, por serem fontes de conhecimento e gerarem a força juvenil que se prepara para os desafios profissionais da sociedade.

“A participação de professores e estudantes é chave para os processos de transferência de conhecimento, experimentação, inovação e geração de novas oportunidades de negócios, produtos e serviços”, refere a nota.

O plano prevê igualmente mobilizar todas as Instituições do Ensino Superior do país, dentro das suas condições a abraçarem os desafios do agro-negócio e de modo específico, iniciar um pacote experimental de actividades de integração das universidades públicas, com temáticas transversais tais como: negócio, gestão, investigação, inovação tecnológica e mentor no desenvolvimento do agro-negócio e cadeias de valor agro-alimentares.

“Com a participação das Universidades o MEP e a FAO pretendem reforçar o alcance do fortalecimento das capacidades dos principais actores a nível nacional e territorial em cadeias de valor agr-alimentar inclusivas e sustentáveis e a melhoria da capacidade de gestão financeira dos actores do agro-negócio cooperativas, associações de agricultores, ECAs e prestadores de serviços”.

O referido acordo prevê igualmente promover formações , tutoriais, trabalho em rede e transferência de conhecimento às incubadoras integrada de jovens e mulheres.

O projecto AgroProdesi, além do Ministério da Economia e Planeamento (MEP) que coordena, vai contar com a participação activa dos Ministérios da Ensino Superior, Ciência, Tecnologias e Inovação (MESCTI), Ministério da Agricultura e Pescas (MINAGRIP), Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM), 29 faculdades, institutos e escolas superiores de 8 Universidades do país e a FAO, com as quais vai igualmente rubricar protocolos de parceria nos próximos dias.

O AgroProdesi é um programa que visa aumentar da produção agro-alimentar nacional, integrada, de modo multissectorial e multiactor pelas as valências já existentes para dar resposta aos objectivos de desenvolvimento do agro-negócio.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD