Politica
Mensagem da plataforma juvenil para a cidadania sobre o dia Internacional da juventude
Foi a 12 de agosto de 1999, por resolução da assembleia geral das Nações Unidas , que se instituiu o dia Internacional da juventude , em resposta a uma conferência mundial de ministros responsáveis pela juventude, reunida em Lisboa .
A plataforma juvenil para a cidadania, se junta a está grandiosa data, para enaltecer as conquistas que resultaram nesta reunião das Nações Unidas num dia como hoje .
Devemos encorajar as dinâmicas da juventude, que contribuíram para o aprofundamento das democracias no mundo, originando novas preocupações, resultantes dos desafios que para cada contexto histórico, político, social e económico, forçaram aos Estados, maior dedicação aos problemas da juventude .
A luta pela emancipação cívica e política juvenil, já não é uma questão de esperança, pelo facto de estarmos na nova sociologia de consciência colectiva dos direitos sociais e económicos da juventude .
Se por um lado, estamos em presença de desafios colectivos, é também verdade que vivemos com realidades diferentes, decorrentes das políticas públicas que os Estados, ou as sociedades procuram realizar .
A taxa de analfabetismo, pobreza, e a miséria, são realidades transversais, entretanto, as soluções são locais e dependem da vontade política e de capacidades de se implementarem reformas estruturantes, que possam beneficiar a juventude .
Os desafios da juventude, são hoje os desafios, das famílias, estás são o garante do bem estar social para a juventude.
A recomendação que se deve fazer ao nosso executivo, é de criar políticas de inclusão social, sendo fundamental proporcionar a chamada riqueza partilhada.
É neste contexto que se vai garantir a estabilidade e sustentabilidade social e económica da juventude, potenciando a criatividade, e o profissionalismo deste segmento social.
A todos os jovens defensores de causas nobres, com o seu sacrifício de abnegação ao interesse comum, aos jovens batalhadores das suas iniciativas pessoais, e aqueles que se realizam nas sociedade como os artistas, empreendedores, e activistas, fica o nosso sentido de continuidade em prol de uma juventude esforçada, destemida, e convicta no amor inequívoco a pátria.
Walter Ferreira coordenador da plataforma juvenil para a cidadania.