Sociedade
Meliantes assaltam Igreja católica em Viana disparam contra segurança e levam dinheiro
Um grupo de meliantes assaltou na madrugada desta terça-feira, a paróquia Nossa Senhora da Boa Nova, afecta a igreja Católica, onde feriram, a tiro, um dos guardas e roubaram, nas residências dos padres e das Madres, diversos bens de valor e dinheiro destinados ao pagamento do salário dos funcionários da escola e do centro médico.
O segurança que estava em serviço naquela madrugada conta que foi por volta da meia noite, quando notou o movimento estranho, ao tentar rondar as residências, por conta do insistente ladrar dos cães, foi atingido por uma bala na coxa direita, disparada por um dos meliantes, como resposta ao seu “tiro no ar”, na pretensão de afugenta-los.
O mesmo narra que a primeira intenção dos marginais, logo após de se introduzirem no interior do quintal, foi localizar o segurança para o “aniquilar”, mas o mesmo não estava no local em que esperavam encontra-lo. O disparo, aconteceu no momento em que ele tentava aproximar-se a casa dos sacerdotes, onde já os meliantes se haviam introduzidos.
Depois de neutralizar o segurança, arrombaram as grades que protegem as entradas das residências, ameaçaram à morte os padres, recolheram o dinheiro das ofertas e bens de valores que se encontravam no interior.
A Residência da Congregação das irmãs salesianas, onde também arrombaram as portas de acesso à residência, tendo molestado uma das religiosas, recolheram dinheiro destinados ao pagamento dos salários dos funcionários do centro médico e diversos bens que se encontravam nos armários dos quartos das madres.
A Diocese de Viana, através do seu secretário de pastoral, Padre Domingos Pestana garante que tanto os padres como as madres, encontram-se bem, fisicamente, depois do “susto” de uma “noite turbulenta”.
Há mais de dois anos que instituições religiosas e templos da igreja católicas vêm sendo alvo de assalto e vandalismo, em todas as províncias do país. Além de Luanda, Malange, Bengo, Namibe e Cuanza Sul engrossam as estatísticas de instituições religiosas alvo de assaltos.
Contactado pelo Correio da Kianda, o Porta-Voz do Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda, Nestor Goubel, prometeu um pronunciamento em tempo oportuno.