Connect with us

TRANSPORTES

Melhoria do sector dos transportes conta com Agência Francesa

Published

on

A melhoria do sector dos Transportes no país vai contar com o apoio da França, através de um Acordo de Cooperação para desenvolver apoio e troca de experiências entre França e Angola. A garantia consta de um acordo hoje em Luanda, assinado pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, e o Director da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para África, Christian Yoka.

A Promoção das trocas de experiências com actores franceses do sector de gestão de transportes urbanos, e a preparação de projectos de melhoria e sustentabilidade do sistema de transportes urbanos em Luanda e um benchmark de soluções de financiamento sustentáveis para o sector consta dos pontos do acordo hoje assinado.

O referido instrumento jurídico prevê ainda o Mapeamento da organização institucional do sector e apoiar as entidades dos sectores público e privado dos transportes (prioritariamente urbanos), nomeadamente através de trocas de experiências com entidades homólogas.

O acordo permite igualmente a entrada CODATU, uma associação internacional que promove mobilidade urbana sustentável em cidades e países de África, América Latina e Ásia.

Para a materialização dos projectos, a CODATU deverá, entre outras actividades, realizar um estudo de diagnóstico do transporte e da mobilidade em Luanda e definir o seu perímetro geográfico exacto em cidades e províncias do país com as respectivas autoridades.

Testemunharam o acto de assinatura do acordo, em Luanda o embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien, o Conselheiro Económico da Embaixa, Stephan Dubost, o Director Regional da AFD para a África, Bruno Deprince, e o Director da AFD em Angola, Louis-Antoine Souchet.