Sociedade
Mediateca Zedu acolhe primeiro fórum Pan-Africano Inter-geracional de jovens dos PALOP´s
Os jovens dos Países Africanos de Língua Portguesa vão organizar, das 09h às 17 horas do próximo dia 26 do corrente mês de maio, o primeiro fórum pan-africano inter-geracional, denominado festa da cultura africana, Sob o Lema ´Pan-Africanismo no século XXI: A nossa saúde, os nossos direitos, o nosso futuro.
O evento, a decorrer na Mediateca Zédu, no município do Cazenga, em Luanda, tem como objectivos, de acordo com a nota de imprensa da organização do evento, a promoção da paz e da solidariedade entre os países africanos, bem como da cooperação internacional, com respeito a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A conecção da ciência e da Tecnologia aos cidadãos Angolanos, a academia às indústrias constam igualmente dos objectivos do fórum.
O mesmo está enquadrado na comemoração do dia 25, celebrado como o dia de África.
O fórum prevê a discussão, em workshops, de quatro temas. ´Identidade: quem é a mulher africana´ é o tema do primeiro workshop a ser moderado por Luyana Canza Fernando e terá as senhoras Mimi Malkia e Teresa Cabari como oradoras.
´Juventude Nacional e a agenda 2063:Integração Continental´ é tema a ser abordados pela Coordenadora do Projecto Cultural Maus Maus Maus, Carmen Mateia, o jovem Embaixador da Paz Comissão Europeia pela One young wol, Nicolau Miguel, ainda por Yolanda Miguel, Coordenadora da Afriyan e Malua dos Santos Lider Civico. A moderação deste painel será de Isildo Tito Marques.
Sob a moderação de Sílvia Mungongo, os oradores Isidro Fortunato, Hélder Afonso, Zinga Sauma e Judeth Costa vão reflectir sobre o tema ´Pensado África: Pensado, Presente e o Futuro do Pan-Africanismo´.