Connect with us

Educacão

MEA sai às ruas a favor de crianças que não conseguiram vagas nas escolas

Published

on

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) anunciou para este sábado, 9, uma marcha pacífica de protesto,  a favor de  crianças estudantes que inscreveram-se, mas não conseguiram vaga nas escolas .

A marcha, com concentração a partir das 10 horas, de acordo com o Presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos, em entrevista ao Correio da Kianda,  terá como ponto de partida o Largo das Escolas e chegar,  até ao Ministério da Educação, onde, segundo Francisco Teixeira, serão depositados as fichas de inscrições de centenas de crianças que não conseguiram vagas nas escolas.

“Entendemos nós, que a educação deve ser prioridade de qualquer País, e assim sendo, o Estado deve ter responsabilidades com a educação pública do País, por isso é que nós, em forma de pressão, notando o silêncio das autoridades, decidimos por iniciativa própria recolher fichas dos estudantes que fizeram inscrições e os seus nomes não saíram, nomes de crianças que queriam estudar, mas por falta de dinheiro de pagar seus nomes não saíram, para levar  ao Ministério da Educação, disse, Teixeira.

Com o arranque do no lectivo, o líder associativo denuncia, por outro lado, as condições precárias pelo qual estão submetidas algumas escolas públicas em vários  municípios de Luanda, onde, segundo Teixeira, directores de escolas, segundo referiu a este jornal, “não têm inclusive uma máquina fotocopiadora para o suporte dos seus trabalhos, tendo que estar a recorrer a outros locais, fora da escola”.

“O Governo tem de ter consciência de se investir mais na educação. É preciso mais seriedade na educação pública para que as crianças e jovens tenham acesso a ela, referiu.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *