Connect with us

Sociedade

MEA prevê aumento de crianças fora do ensino este ano 

Published

on

Em véspera de mais um arranque do ano lectivo no ensino geral do país, o Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) prevê para este ano lectivo um aumento tríplico de alunos que poderão estar fora do ensino.

Segundo Francisco Teixeira, que acusa o executivo de ter perdido o controlo da situação, sustenta a sua afirmação do número elevado de crianças que poderão ficar fora do ensino geral, com a posição da limitação de 36 estudantes por cada sala, medida aprovada pelo Ministério da Educação no calendário Escolar para o ano lectivo 2021-2022 de todos os subsistemas do ensino não universitário, medida esta, que no entender de Francisco Teixeira, visa, única e simplesmente, “matar o sonho das crianças e jovens, em ter acesso a educação pública”.

“A primeira preocupação deveria ser construir escolas para permitir entrada de todos ao ensino público e a posição da limitação de 36 estudantes por sala, para nós, visa única simplesmente matar o sonho das crianças e jovens em ter acesso a educação pública”, disse, Francisco Teixeira, em entrevista ao Correio da Kianda, nesta terça-feira, 24.

Na óptica do Secretário Geral do Movimento dos Estudantes Angolanos, a criação de mais infra-estruturas escolares antes do arranque do ano lectivo, seria fundamental na resolução deste quesito. Teixeira lamenta ainda, o facto de ainda existirem escolas primárias públicas em Luanda com falta de carteiras e outras desprovidas de condições mínimas de biossegurança, como termómetros infravermelhos para aferir a temperatura, água canalizada, sabão, papel higiénico e álcool em gel para facilitar a higienização das mãos, neste novo retorno as aulas.

“Infelizmente, o ano lectivo vai arrancar sem merendas, sem carteira, e com os WC de muitas escolas primárias fechados”, lamenta.

De recordar, que o arranque das aulas está marcado para o dia 31 do corrente mês, com a implementação de novos modelos de aulas, decretado pelo Ministério da Educação.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania