Educacão
MEA céptico com iniciativa do Governo de isentar alunos de pagar taxa nos transportes públicos
A medida anunciada pela Ministra da Educação, Luísa Grilo, de isentar os alunos da quinta à nona classes, para o presente ano lectivo 2023/24, no pagamento da taxa aos transportes públicos foi, na manhã desta quinta-feira, 17, aplaudida pelo presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos, Francisco Teixeira.
O responsável do MEA considera a iniciativa como uma batalha vencida, que, há muito, vem se lutando pela organização que dirige.
“Nós, o Movimento dos Estudantes Angolanos, fomos a organização pioneira desta luta, a favor do passe social dos estudantes há mais de 18 anos, ainda na altura com a nosso primeiro líder Nfuka Muzemba”, disse, o responsável.
Francisco Teixeira mostra-se satisfeito com a medida, mas também céptico quanto a sua efectivação, fala, o responsável do Movimento dos Estudantes Angolanos, por não acreditar que o anúncio feito pelo Governo, venha a se efectivar.
“Entendemos que há alguma vontade do Governo em resolver essa situação, mas não acreditamos no que está a ser dito, de que os estudantes da quinta à nona classes vão deixar de pagar os transportes públicos, porque na verdade há grupo de estudantes que foi seleccionado, um grupo que não chega a 15 por cento do número global dos estudantes desta classe que foi seleccionada”, reagiu o responsável, questionando os critérios de selecção.
O líder do MEA adiant,a por outro lado, terem escrito para o Ministério dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana no sentido de se abranger a medida para pessoas portadoras de deficiência .
“Gostaríamos, e já escrevemos para bilhética, para que os estudantes com deficiência visual, auditiva e cadeirantes e os autistas, fossem privilegiados”, concluiu.