Connect with us

Sociedade

MEA homenageia Jornalista Salgueiro Vicente pela sua dedicação profissional às causas sociais

Published

on

No próximo dia 29 de Abril completa cinco meses desde que o jornalista Salgueiro Vicente, Rádio Ecclésia faleceu em Luanda, vítima de doença aos 35 anos de idade. E na tarde deste sábado 16 foi homenageado pelo movimento de Estudantes Angolano (MEA), constituindo-se assim no momento mais alto da gala premiação realizada por aquela organização académica.

foram mais de 20 jornalistas angolanos que receberam os certificados de reconhecimento pelo seu profissionalismo na cobertura de eventos e marchas do Movimento dos Estudantes de Angola (MEA) na gala de homenagem.

Na cerimônia, o ponto mais alto da tarde foi o momento de homenagem feita ao já falecido  jornalista da Rádio Ecclésia, Salgueiro Vicente. Na cerimónia foram recordados momentos marcantes da sua trajetória na profissão e os seus longos anos na emissora católica de Angola, onde foi uma das principais vozes em matérias relacionada à sociedade.

Salgueiro Vicente destacou-se em reportagens especiais sobre política, manifestações, educação, saúde entre outros, tendo se notabilizado também nas redes sociais com a marca “enclave”, atravês do qual abordava, no formato opinião, assuntos ligados à vida social, razão pela qual era tratado pelos colegas como “o enclave”.

Convidados para receber a Menção Honrosa, os profissionais com quem partilhou a Redação Central de Notícias e cabina de emissão da emissora Católica de Angola, e não só, se emocionaram, não resistindo e junto com o público na plateia choraram e renderam um minuto de silencio em memória ao jovem jornalista nascido na província do Huambo.

Esmeralda Chiyaka Direito, em representação dos demais colegas da emissora, disse que Salgueiro Vicente foi um profissional que se dedicava maioritariamente aos assuntos sociais.

Durante a declaração a jornalista foi interrompida e aplaudida em pé, quando falava do profissionalismo do homem da célebre frase “O enclave”.

Já o presidente do MEA, Francisco Teixeira, organizador do evento, destacou a importância do trabalho do Malogrado na luta por uma educação melhor através do jornalismo, reportando manifestações e outras actividades ligadas aos estudantes.

“O Salgueiro faz parte de um grupo de jornalista que se dedicavam em reportar assuntos ligados a educação, e se hoje estamos onde nos encontramos graças ao trabalho de todos os jornalistas dos demais órgãos de comunicação”, reconheceu.

Salgueiro Vicente morreu no dia 29 de Dezembro de 2021, aos 35 anos de idade, por doença, na sua residência em Luanda.  Com passagem na Agência Angolana de notícias, ANGOP, na província do Huambo, notabilizou-se na Rádio Ecclésia onde trabalhou até a data da sua morte.

Colunistas