Ligar-se a nós

África

MDM considera protestos pós-eleitorais como “momento marcante da história” de Moçambique

Publicado

em

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que representa a quarta força parlamentar, considerou nesta sexta-feira, 07, de “momento marcante da história” do país as manifestações pós-eleitorais e o acordo político para restabelecer a paz, ao assinalar 16 anos da sua criação.

“As celebrações do 16.º aniversário da fundação do Movimento Democrático de Moçambique acontecem num momento marcante da história da nossa pátria amada, nomeadamente, as manifestações e protestos depois da realização de eleições manipuladas e a assinatura do compromisso político para o diálogo nacional inclusivo”, lê-se num comunicado divulgado pelo MDM, assinado por Lutero Simango, presidente do partido.

Moçambique vive desde Outubro um clima de forte agitação social, com manifestações e paralisações convocadas por Venâncio Mondlane, ex-candidato presidencial, que rejeita os resultados eleitorais de 09 de Outubro, que deram vitória a Daniel Chapo.

Na quarta-feira, o Presidente moçambicano e os principais partidos políticos de Moçambique assinaram, em Maputo, um acordo focado em reformas estatais, no âmbito do diálogo político para o fim da crise pós-eleitoral no país.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD