Connect with us

Cultura

Mbanza Congo ganha “FestiCongo”. Festival sobre a cultura dos povos do antigo Reino do Congo

Published

on

ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, garantiu hoje em Luanda, numa cerimónia oficial,  a realização do festival FestiCongo, destinada a promover a cultura dos povos do antigo Reino do Congo, consta do vasto programa de valorização da cidade do Mbanza Congo, e um dos desafios do setor da Cultura em 2018.

“Vamos ter o FestiCongo em Mbanza Congo, todos nós somos Mbanza Congo e cada um deve sentir que a expansão, valorização e sua internacionalização é uma tarefa de todos nós”, apontou.

Ao fazer o balanço cultural de 2017 e de apresentação de perspetivas e desafios para 2018, a ministra explicou que, no quadro da valorização da cidade de Mbanza Congo, a inserção de uma disciplina universitária sobre o Reino do Congo, cujo património foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“Vamos encontrar uma forma de trabalhar com a UNESCO, para encontramos uma forma de termos uma cadeira na Universidade Agostinho Neto [Luanda] sobre o Reino do Congo. E temos já garantias da UNESCO para encontrarmos monitores para este propósito”, sublinhou.

A Comissão de Património Mundial da UNESCO declarou a 08 de julho de 2016 o centro histórico da cidade de Mbanza Congo, norte de Angola, como património mundial.

A cidade de Mbanza Congo foi candidatada pelo Governo angolano a Património Cultural da UNESCO, sendo a primeira validada no país por aquele organismo da ONU.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas