Connect with us

Politica

Massano representa Angola na cimeira do BRICS

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, enviou o ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, para representar Angola na 15ª Cimeira do BRICS, que decorre em Joanesburgo, na África do Sul, hoje e amanhã.

Massano, que assumiu a pasta em Julho saído do Banco Nacional de Angola, é a aposta da Governação de João Lourenço para reverter a actual situação económica, com a tarefa de travar a subida dos preços dos alimentos e a contínua desvalorização do kwanza, desde o anúncio da retirada parcial do subsídio aos combustíveis.

Na cimeira do BRICS, manterá contactos directos com os representantes de grandes parceiros económicos do país, sendo que, segundo dados da AIPEX, entre 2018 e Fevereiro de 2023, a África do Sul, foi o segundo maior país que investiu em Angola, com USD 678 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos da América, com 3502 milhões de dólares investidos no mesmo período.

Acompanham José de Lima Massano na cimeira do grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o secretário de Estado para Cooperação Internacional, Domingos Vieira Lopes, e outos representantes institucionais.

Aproximação com países africanos sobre a mesa da cimeira do BRICS que arranca hoje

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.