Mundo

Marrocos: Governo promete responder exigências de manifestantes

Publicado

em

Em mais um dia de protestos dos jovens que se mostram agastados com o silêncio do governo face a degradação da vida socioeconómica do país e o gasto de milhões em investimento desportivo mais concretamente no mundial de futebol 2026, o governo reagiu com anúncio de responder as exigências dos manifestantes.

O primeiro-ministro Aziz Akhannouch lamentou as mortes de civis e elogiou a polícia por seus esforços para manter a ordem.

À margem da reunião do Conselho de Ministros, Aziz não deu pormenores das reformas em discussão, mas disse estar “pronto para o diálogo e o debate dentro das instituições e espaços públicos”.

As forças de segurança abriram fogo contra manifestantes na quarta-feira, matando três pessoas em Leqliaa, uma pequena cidade fora da cidade costeira de Agadir. O Ministério do Interior do Marrocos disse que as três pessoas foram mortas a tiros enquanto tentavam pegar armas da polícia, embora nenhuma testemunha tenha sido capaz de confirmar a informação.

O ministério disse que 354 pessoas – a maioria membros das forças de segurança – ficaram feridas. Centenas de carros foram danificados, bem como bancos, lojas e prédios públicos em 23 províncias do país. Em todo o país, cerca de 70% dos manifestantes eram menores de idade, de acordo com estimativas do ministério.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version