Politica
Marrocos acolhe Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana
A cidade de Rabat, no Reino de Marrocos, vai acolher de 21 a 22 de Maio deste ano, a 83.ª Sessão do Comité Executivo da organização.
A garantia consta do protocolo de entendimento recentemente assinado, entre o Parlamento do Reino de Marrocos e a União Parlamentar Africana (UPA), com o objectivo de o orgão legislativo magrebino acolher, o evento.
Assinaram o protocolo, o Secretário-Geral da Câmara dos Representantes, Najib El Khadi, o Secretário-Geral da Câmara dos Conselheiros, El Assad Zerouali, assim como o Secretário-Geral da UPA, Idi Gado Boubacar.
Em breves palavras, o Secretário-Geral da Câmara dos Representantes referiu ser um prazer receber os parlamentos africanos em Marrocos e sempre colaboraram em prol da organização parlamentar, a qual já presidiram.
Por sua vez, o Secretário-Geral da UPA agradeceu a disponibilização do parlamento marroquino em acolher a 83.ª sessão, tendo sublinhado que Marrocos é dos países africanos que sempre se mostraram disponíveis a dar o seu contributo à organização.
O Comité Executivo da UPA é presidido pelo tchadiano Ali Kolotou Tchaimi, presidente da Assembleia Nacional do Tchad.
A Assembleia Nacional de Angola é membro da organização e participa regularmente das suas reuniões por via do Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos Africanos, que congrega o Parlamento Pan-Africano (PPA) e a União Parlamentar Africana.
A UPA é um fórum dos parlamentos nacionais africanos, instrumento de diálogo, cooperação parlamentar e de democracia parlamentar ao serviço da paz, democracia, boa governação e do desenvolvimento sustentável.
A organização visa, igualmente, promover contactos entre os parlamentares africanos, assim como entre os parlamentares africanos e os demais a nível mundial.
A União Parlamentar Africana (UPA) foi fundada em 1976 e tem a sua sede em Abidjan, na Côte d’Ivoire.