Connect with us

Politica

Mário Leite acusa Manuel Vicente de desvio de quase EUR 200 milhões da Sonangol

Redação

Published

on

Mário Leite da Silva, antigo braço direito de Isabel dos Santos, apresentou uma queixa ao Banco Nacional de Angola, Banco de Portugal e ao Banco Central Europeu, em que denuncia que o ex-vice presidente de Angola terá desviado 193 milhões de euros da Sonangol, numa movimentação realizada em 2005.

A informação, divulgada pelo canal de televisão português SIC, avança que Manuel Vicente terá assinado um contrato falso para retirada de fundos da Sonangol, quando era presidente do Conselho de Administração da petrolífera, através de um contrato de suprimentos que estabelece que a Sonangol iria ceder mais de 193 milhões de euros à Esperaza, holding que seria detida pela Sonangol e por Isabel dos Santos e iria assinar contrato com a Américo Amorim para compra de 33% da Galp.

Mário Leite e Isabel dos Santos

Neste processo, Mário Leite da Silva, que também é alvo de arresto no Tribunal de Luanda, na sequência da divulgação de documentos do Luanda Leaks, alega ter encontrado provas que podem incriminar Manuel Vicente: o documento é datado de 30 de Novembro de 2005, dois meses antes da Sonangol ter entrado no capital social da Esperaza.

Para o gestor, tal facto constitui crimes de burla, abuso de confiança, peculato, branqueamento de capitais e falsificação de documentos, solicitando assim, que seja aberta uma investigação, a nível internacional, ao antigo número dois do Governo angolano.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (78)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD