Connect with us

Sociedade

Marinheiros resgatados com vida depois de naufrágio em alto mar

Published

on

Cinco marinheiros foram resgatados, todos vivos, esta quarta-feira, 18, pelos operadores de segurança da pesquisa e produção da Sonangol, no bloco 03, depois de terem naufragado em alto mar, na província do Zaire.

De acordo com a informação do MININT, o resgate ocorreu nas circunstâncias em que, as autoridades de segurança marítima do bloco 03 receberam um alerta sobre a existência de uma embarcação à deriva no alto mar, concretamente nas imediações da plataforma petrolífera do bloco 03, em consequência de uma avaria registada no motor da embarcação que tinha a bordo cinco pescadores.

Após o resgate, um dos marinheiros testemunhou que “ foram surpreendidos por rajadas de vento acompanhadas de fortes ondas” o que de certo modo, “causou o naufrágio da embarcação que os transportava”. Após várias tentativas no uso dos acessórios de comunicação com a referida plataforma foi possível o salvamento.

Na circunstância, os marinheiros salvos “agradeceram aos efectivos pela pronta intervenção do resgate bem como o referido tratamento”.

Refere-se que as autoridades marítimas apelam a todos os pescadores para o cumprimento escrupuloso das normas de navegação, bem como de segurança marítima.