Ligar-se a nós

Mundo

Marine Le Pen condenada a 4 anos de prisão e impedida de concorrer às presidenciais de 2027

Publicado

em

Foi condenada a quatro anos de prisão, dois dos quais serão cumpridos em regime de pena suspensa, a política francesa Marine Le Pen.

De acordo ainda com esta condenação, a líder da extrema-direita francesa está impedida de concorrer a cargos políticos durante 5 anos, como a de candidatar as eleições presidenciais de 2027.

Para além de Marine Le Pen, pelo menos mais oito eurodeputados franceses do seu partido União Nacional (RN) foram considerados culpados de desvio de fundos do Parlamento Europeu pelo Tribunal de Paris, e condenados a uma pena de inelegibilidade.

A condenação foi motivada por suposto desvios de fundos que o Parlamento Europeu atribui aos eurodeputados para estes contratarem assessores políticos, sendo que afirma-se que Marine Le Pen, estava a usar este dinheiro para pagar a pessoas que já faziam parte da sua equipa, como seguranças ou secretárias, sem nunca terem contrato de assessores.

Segundo avança a imprensa internacional, o tribunal estimou que o prejuízo total foi de 2,9 milhões de euros desviados durante mais de 11 anos, “ao longo de três legislaturas”, uma vez que os eurodeputados do Partido de União Nacional fizeram com que “o Parlamento Europeu pagasse a pessoas que estavam efectivamente a trabalhar para o partido” de extrema-direita.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD